Repelente Sonoro funciona? | Curiosidades (Repelentes Eletrônicos)


Os repelentes sonoros são uma promessa um tanto simples para as pessoas que querem se livrar dos incômodos pernilongos, que infelizmente nos atacam diariamente, os repelentes sonoros mais modernos podem ser utilizados no seu computador ou até mesmo produzidos através de aplicativos pelo seu smartphone ou tablet.

Alguns aplicativos alegam sempre a mesma tese, o aparelho utiliza ondas ultrassons que afastam pernilongos e insetos, mas pesquisando pude encontrar facilmente alguns aparelhos que "alegavam" afastar até os ratos e morcegos. Outros dizem emitir sons que se assemelham aos pernilongos machos e que como as fêmeas que picam já acasalaram elas tendem a se afastar dos machos, ainda há outra tese em que os aparelhos emitem o som de predadores naturais, como as libélulas.


Repelente sonoro
(Fonte da imagem: reprodução/tretando)
Esses repelentes são quase uma forma milagrosa que encontramos para acabar com o problema que os pernilongos nos causam, mas será que eles realmente funcionam como deveriam? Ou tudo isto não passa de uma "brincadeira" feita pelos desenvolvedores dos aplicativos. A resposta é: esses repelentes não possuem eficácia comprovada, se você ler atentamente a maioria dos aplicativos ou aparelhos indicam certas formas de prevenção que por si só afastam os pernilongos, ratos, morcegos ou qualquer outro ser que o produto alegue espantar, tais como não deixar água parada, ou restos de alimentos acumulados.

Não é difícil encontrar reclamações das pessoas que infelizmente compraram os aparelhos ou pagaram por aplicativos, que são de fato na maioria dos casos inúteis.

Lembramos que estamos tratando aqui a respeito principalmente de aplicativos desenvolvidos para Smartphones, Computadores e Tablets.

Em relação aos repelentes elétricos, que geralmente possuem uma substância refil, e que são ligados a tomada, testes comprovaram a eficácia dos aparelhos na prevenção contra mosquitos da Dengue como mostra esse estudo.

Estudo: Repelentes Elétricos

Quantos aos aparelhos eletrônicos que são vendidos e que não se tratam de aplicativos, pesquisando as opiniões de compradores não podemos concluir se os mesmos possuem ou não eficácia comprovada, pois a opinião dos usuários apresentaram uma divergência muito grande tanto a favor dos aparelhos quanto contra os aparelhos, percebemos ainda que algumas marcas possuem um maior número de clientes satisfeitos, mas não encontramos algum estudo aprofundado a respeito.

Sendo assim o único conselho na hora de comprar é pesquisar e procurar fontes que possuam uma aprovação nos órgãos reguladores para uma maior segurança na compra e na possibilidade de eficácia dos aparelhos.

Google+