Ads Top

Como Desentupir Cartucho de Tinta HP, EPSON, LexMark

Ensinaremos aqui a como desentupir o seu cartucho da impressora:

Primeiramente, porque o cartucho fica entupido? Geralmente os casos de entupimento da cabeça de impressão (cartucho) acontecem por falta de utilização, seja guardado em sua embalagem original, seja dentro da própria máquina, logo, ocorre o processo de ressecamento da tinta dentro do seu cartucho.

Para resolver esse problema, deixaremos dicas simples e que possam ser realizadas com coisas que utilizamos no dia a dia.


Como desentupir o cartucho de tinta da impressora HP, EPSON, LexMark:



Como desentupir cartucho de tinta
Utilizando água morna e papel higiênico:

Separe um copo com água natural ou morna (não utilize água gelada ou fervendo, pois isso irá danificar o seu cartucho) e uma folha de papel higiênico. Você irá pegar o papel higiênico dar algumas voltas para que fique com algumas camadas e irá deixá-lo em formato quadra ou retangular e embeber uma parte dele no copo com água, não precisa deixar muito tempo, pois o papel irá se rasgar, apenas deixe o papel umedecido. Agora pegue o seu cartucho e coloque a parte onde fica a saída da tinta sobre a área com água e deixe por 1 minuto para que a água atue na tinta umedecendo-a e consequentemente desentupa a saída.

Após feito isso pegue uma área seca do papel higiênico e limpe a saída de impressão. Em outra área limpa do papel higiênico, pressione a saída de tinta do cartucho contra o papel e veja se a tinta ficou no papel em um formato retangular e sem falhas, se tiver ficado desta forma, seu cartucho está desentupido.

Utilizando VEJA ou outro desengordurante de uso similar:

  • Separe uma folha de papel higiênico (prefira usar os com folhas duplas, pois são mais macios); 
  • 01 Veja ou similar; 
  • Cartucho entupido.
O procedimento é similar ao anteriormente ensinado utilizando água, mas em quantidades bem menores, pois aqui você irá precisar apenas despejar algumas gotas de veja sobre o papel e logo após irá pegar o seu cartucho entupido e posicionar a saída de tinta sobre o papel umedecido com veja. Aqui não é necessário deixar muito tempo atuando, pois o veja é um poderoso "desengordurante" e irá atuar limpando a saída de tinta com muito mais rapidez do que a água.

Após o procedimento ter sido realizado, passe uma folha de papel higiênico suavemente para retirar o excesso do produto e o excesso de tinta que por ventura venha a ser soltado pelo cartucho.

Faça o teste em uma folha de papel higiênica limpa pressionando a saída de tinta do cartucho contra o papel, caso a tinta venha a sair em um formato retangular e sem falhas o seu cartucho está completamente desentupido.

Utilizando pressão para desentupidor o seu cartucho de tinta:

Você irá precisar de um objeto chamado Snap Fill que pode ser encontrado facilmente em qualquer loja de informática ou na internet, ele serve para que você encaixe o seu cartucho e retire todo o ar que está dentro dele, dessa forma a pressão da retirada do ar atuará sugando toda a tinta que estava dentro do cartucho para a cabeça de impressão (área por onde a tinta sai para o papel).

Pra isso você deve utilizar:
  • Snap Fill (objeto da foto abaixo); 
  • Seringa; 
  • Cartucho entupido.

Snap Fill

Você irá encaixar o seu cartucho no Snap Fill e colocar a seringa na parte de baixo do Snap Fill, você irá ver que existe uma entrada no Snap Fill própria para seringa.

Ao encaixar a seringa no seu Snap Fill, puxe vagarosamente o ar utilizando a "alavanca" da seringa, puxando em direção ao seu corpo. Assim que começar a sair tinta significa que todo o ar foi retirado do seu cartucho e a passagem de tinta for normalizada, agora é só remover a seringa e pronto, desencaixe o seu cartucho do Snap Fill e utilize um papel higiênico para retirar o excesso de tinta que possa sair do seu cartucho.

Obs: Não retire muita tinta, o procedimento é pra sair pouca tinta, queremos aqui apenas retirar o entupimento e para isso não é necessário jogar a tinta fora.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.