Ads Top

Meu computador não liga - O que fazer?

O seu computador não ligou? Aqui abordaremos algumas formas simples para que você possa solucionar o seu problema em casa de uma maneira prática e eficiente, este artigo funcionará apenas com um guia para que você possa se lembrar dos passos a serem realizados.

Lembrando! Caso você não se sinta seguro em realizar alguns procedimentos, sempre será melhor alguém que realmente entenda do assunto como um técnico especializado, muito embora, as dicas abaixo sejam as mais simples e que não envolvem um conhecimento específico.

Computador não liga e não mostra nenhum sinal de "vida":


Meu computador não liga


Começaremos com as dicas que devem ser analisadas externamente no seu PC/Laptop/Notebook. O primeiro passo é observar se o seu computador não apresenta nenhum sinal de que está em funcionamento, como luzes ou barulhos de ventilador. Caso o seu esteja assim, veja as dicas abaixo:

IMPORTANTE! Para poupar seu tempo veja se apenas não esqueceu de pressionar o botão de ligar/energia da CPU (acredite! isso acontece várias vezes).

  • Cheque se o seu computador não está com nenhum cabo de força/energia desligado ou mal encaixado, a maioria dos casos acontecem devido a essa situação, muitas vezes na hora da limpeza acabamos batendo nos cabos e os desencaixamos!

OBS: Caso o seu computador seja o laptop/notebook você provavelmente pode pular esta opção, a não ser é claro que o seu aparelho já esteja com a bateria viciada e você tenha que utilizá-lo sempre conectado a energia.

  1. Ligue o seu PC diretamente na tomada, caso o mesmo inicie corretamente, desligue-o, você já descobriu a "fonte dos seus problemas". Provavelmente aqui o seu estabilizador não está passando corrente para o seu computador e será necessário levá-la ao conserto ou fazer a devida substituição.
  2. No caso de PC's, verifique se o interruptor de tensão está definido corretamente de acordo com a tensão da sua região! 110-220 v, caso não esteja provavelmente esta é a causa do seu computador não esteja ligando!
  3. Verifique se o botão de alimentação on/off da sua fonte de alimentação que fica localizado na parte traseira da sua CPU está indicando "on", ou seja, ligado, caso não esteja basta alterar a posição correta.
  4. Verifique se o botão de reset que fica localizado geralmente a frente da CPU não está emperrado, isso pode ocasionar com que o seu PC não consiga ligar.
  5. Caso seu PC pareça estar ligado corretamente. Verifique se o seu monitor está ligado (geralmente aparecerá uma luz led "laranja" piscando indicando que o mesmo está desligado) caso não apareça nenhuma luz, verifique se o cabo de alimentação do seu monitor está encaixado corretamente.
  6. Seu monitor está ligado!? Verifique se o brilho do seu monitor não está no mínimo, acredite é mais comum do que você imagina encontramos pessoa que estão com o computador em perfeitas condições, mas simples não conseguem enxergar devido ao baixo brilho do seu monitor.

Nada adiantou? Então, realmente você deve estar com algum problema um pouquinho mais sério de ser resolvido, mas calma! Aqui abordaremos alguns passos que você deve seguir para que finalmente seu computador possa voltar a ligar normalmente.

  • A) Hora de verificar sua fonte de energia! Veja se os LEDs presentes na placa mãe ou os LEDs verdes do gabinete estão ligando quando você pressiona o botão de ligar, caso não estejam provavelmente a sua fonte não está fornecendo energia, então é hora de trocar.
  • B) Ao tentar ligar, você escuta o ventilador da CPU girando? Caso o a sua fonte não esteja com defeito, provavelmente o ventilador do processador está queimado e deve ser trocado, hoje em dia muitas placas mães se desligam para se protegerem de um possível super aquecimento o que pode levar o seu computador a não estar ligando corretamente.

Ainda assim não conseguiu descobrir a causa do seu problema? Então o seu problema é um pouco mais sério e a melhor solução será chamar um técnico especializado para que ele possa avaliar o seu PC/Notebook e te indicar o que de fato está acontecendo com o seu aparelho.

Esquecemos alguma coisa? Deixa aí nos comentários a sua sugestão para que essa página possa ajudar mais pessoas com o mesmo problema!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.